Neste
quarto jogo, os papéis se invertem em relação ao primeiro Devil May
Cry, do qual a quarta versão é sequência direta. O jogo é protagonizado
por um novo personagem: Nero, um jovem rapaz de cabelos prateados e
olhos azuis, meio demônio e meio humano, que pertence a um grupo
fanático que idolatra Sparda (o lendário cavaleiro negro que derrotou o
demônio Mundus e que é pai de Dante e de Vergil) e está incumbido de
acabar com todos os demônios restantes. Sendo Dante um descendente de
Sparda, este é muito respeitado pelo grupo, o que se revela, mais
tarde, quando Dante ataca a irmandade (apelidada de Holy Knights Order,
ou Ordem da Espada em português) e assassina o papa chamado Sanctus. A
partir daí, Dante, que protagonizou todos os jogos anteriores, se torna
o alvo da vingança de Nero.
Os dois são muito parecidos
fisicamente, mas o novo personagem principal tem um rosto mais jovem e
as roupas também diferem das de Dante, embora o estilo seja basicamente
o mesmo.
Os métodos de ataque de Nero são similares ao seu
sósia. Ele tem golpes de espada - Red Queen, que tem o poder matar
demônios -, com a qual maneja apenas com o braço esquerdo. Há o EXCEED,
técnica que permite desferir golpes mais eficazes e poderosos através
da Red Queen. Também possui uma arma de fogo de cano duplo (Blue Rose),
e ambas as formas de ataque podem ser trocadas num instante. Mas Nero
tem também um outro truque por debaixo da manga: o seu braço direito -
apelidado de Devil Bringer -, que tem poderes demoníacos e simboliza o
seu lado demoníaco. Com ele, Nero pode libertar uma espécie de projeção
azulada, que captura os oponentes. Com esta, pode trazê-los para perto
ou afastá-los, conforme as necessidades. O Devil Bringer possibilita um
novo mecanismo nas sequências de ataques, além de proporcionar severos
danos aos oponentes (inclusive aos chefes de fases), quando usado de
maneira correta.
O sistema de combos é similar, aumentando o
ranking dependendo dos golpes que conseguir conectar com um mínimo de
intervalo de tempo. Os novos inimigos, principalmente os chefes de
fases, desfilam efeitos especiais mais pirotécnicos, literalmente. Um
deles é uma espécie de centauro de fogo (Berial, o conquistador do fogo
do inferno). O Devil Trigger continua implacável, ampliando os ataques
em força e velocidade, além de recuperar parte da energia perdida.
Apesar
das similaridades, Nero não adquire novas armas ao derrotar um BOSS
(como acontecia a Dante). Ao invé disso, adiciona novas habilidades ao
seu braço demoníaco, sendo de grande utilidade durante a partida. No
decorrer do jogo, há possibilidade de controlar o protagonista das
versões anteriores, Dante, que adiciona nova jogabilidade. Em seu
controle, os estilos de luta (Swordmaster, Royal Guard, Gunslinger,
Trickster e Dark Slayer), assim como as diversas armas-brancas
(Rebellion, Gilgamesh e Lucifer) e armas de fogo (Ebony&Ivory,
Coyote-A e Pandora) podem ser trocados ao mesmo tempo, ampliando a gama
de ataques.
O jogo consiste em 20 fases, com 12 missões secretas
(algumas favorecendo ou dando exclusividade a um dos protagonistas),
priorizando Nero nas primeiras e Dante nas demais fases.
A
produtora promete que o jogo rodará a 60 quadros por segundo. A
produção está a cargo de Hiroyuki Kobayashi (Resident Evil 4) e a
direção, de Hideaki Isono (Devil May Cry 3). O destaque é a volta de
Yûji Shimomura na direção das cenas não-interativas.